15/01/2010

DAR AS MAOS

Abro aqui um espaço para deixar solidariedade aos irmãos que estão sofrendo com a tragédia que está acontecendo no Haiti com o devastador terremoto, mais precisamente na capital Porto Príncipe.  É com muita tristeza e desolação que vejo as  imagens que são transmitidas por todos os canais de televisão e pela internet há três dias. É uma sensação muito grande de impotência, e comoção que nos invade e dói no fundo da alma.

Mesmo tendo a responsabilidade de compreender o que está acontecendo, pois a Doutrina que abracei  esclarece, que o planeta, -nosso lar no Universo, está passando por um momento de transição, onde muitas destas coisas aconteçem e acontecerão; mesmo sabendo que Jesus o nosso governador planetário está no comando desta "nave", e que, mesmo que não entendamos, tudo que acontece é para o melhor, não podemos deixar de nos sentir, pequenos e desolados diante de tamanha catástrofe.
E é assim que vemos como somos impotentes. Vemos como os nossos problemas são pequenos, ou não significam nada, diante de um povo que vive em condições mínimas existenciais.  Nestes momentos percebemos como somos orgulhosos que só olhamos para o nosso umbigo, e que ficamos alheios aos problemas dos outros.
Este país existe - e  pede  socorro!  Depois de tanto avanço, tantas descobertas tecnológicas, e ainda existem populações que vivem em estado - praticamente primitivo???  nas quais as crianças, que são o futuro do mundo não tem direito a educação, vivem no meio do lixo! Todas as tragédias nos comovem, chamam atenção, como o que aconteceu agora em Angra, mas, esta nos abre uma cortina para o estado de miséria absoluta que vive este povo - o que nos comove mais ainda.

Triste, muito triste; e a nós, seres "pequeninos", só nos resta orar, confiar na Divina Providencia,  e pedir a Jesus que leve consolo, esperança, e forca para os que ficaram, que ilumine as mentes dispostas e com condições de ajudar para encontrar meios viáveis de levar o melhor para aquele povo sofredor;  aos desonestos que não se aproveitem do sofrimento alheio para fazerem politica. E que o mundo aprenda a se dar as mãos. Hoje não deve existir mais: "meu país, seu pais"  pois o planeta é um só.


"Enquanto eu nao fizesse este desabafo, nao estava me sentindo a vontade para postar textos alegres."

11 comentários:

  1. Querida que gran entrada has tenido, que gran corazón tienes, me uno a tu solidaridad con Haiti. Mil besos¡

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Márcia, é lamentável a situação em Haiti, o sofrimento grassa o povo desse país. De qualquer forma, nos sentimos felizes e de certa forma também, pensamos que fazemos a diferença. O Brasil, especificamente a empresa SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados do Governo Federal tem várias ações de Cooperação Técnica com os países menos favorecidos. Lá, no Haiti, instalamos alguns Telecentros (micros e rede de comunicação, para favorecer a inclusão social e digital). Bem, após a terrível catástrofe, o povo, o exército e a ONU (em lugar sem água, luz, telefone), utiliza-se de um de nossos telecentros para se comunicar com o mundo. São vários blogs dando conta de saúde, sobrevivència e, infelizmente, de mortes e desabamentos. Sabemos que é pouco, mas o conhecimento e a tecnologia que esse pequeno grupo de técnicos brasileiros, liberados pela empresa SERPRO e apoiados pelo Itamaraty, tem levado a vários paises o potencial que a tecnologia pode favorecer atualmente, em especial nos paises africanos.
    Roguemos ao Maior que aquele povo possa receber as benécies necessárias ao refazimento de sua situação aqui no planeta, quanto alhures.

    ResponderExcluir
  3. Marcia,
    Somos pequenos ainda, mas com a capacidade de irradiar muito amor e luz. Por confiarmos em Deus, temos toda essa força ao nosso favor. E todos nós unidos, numa única direção, que é ao povo sofrido do Haiti, efeitos surgirão de uma forma muito mais poderosa. A questão é, como sempre, se todos estamos unidos para tanto ou preocupados conosco mesmo ou mesmo com outras coisas.

    Um beijo, com amor,
    Jorge

    ResponderExcluir
  4. Olá Márcia,

    palavras tão verdadeiras e profundas... acontecimentos que realmente nos tiram o chão e ficamos a questionar o porque de tanto sofrimento!?!? mas como você mesmo escreveu "...só nos resta orar, confiar na Divina Providencia, e pedir a Jesus que leve consolo, esperança..." Essa é a grande esperança, termos força cada dia mais e mais e acreditar em um futuro melhor. Levar a nossa fé através do poder da oração e o amor pelos nossos semelhantes!

    abraços fraternos,

    Gisele

    ResponderExcluir
  5. me uno a tu tristeza y solidaridad poética.

    ResponderExcluir
  6. O Planeta é só um. Grande verdade.
    Todos os seres deveriam ser irmãos amigos e trabalhar pela preservação do nosso meio ambiente.
    Ninguém também poderá evitar estas situações que deveremos entender como normais. São movimentos da própria Terra que habitamos.
    Penso que deveremos entender também que Deus o Grande criador deste mundo maravilhoso será sempre a primeira situação a recorrer e nunca ficar só pela ciência.
    Todos os dias dizemos a Deus que nos deixe em paz e depois nestas situações nem temos forças para Lhe pedir um pouco de perdão e ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Marcia,

    Congratulo-me no pesar pelo sofrimento das vítimas do Haiti. Que o Altíssimo tenha piedade de nossos irmãos, dando-lhes coragem, esperança e fraternidade entre entre eles.

    Beijos e bom final de semana,

    ResponderExcluir
  8. Receba minha solidariedade à sua dor...que também é minha e de muitos irmãos do mundo inteiro .
    "Fica decretado que todos os dias da semana,
    inclusive as terças-feiras mais cinzentas,
    têm direito a converter-se em manhãs de domingo". (Thiago de Mello, in Estatutos do Homem".

    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcia,
    Como não ficarmos angustiados com essa realidade, pois, são mais de 200 mil crianças órfãs. O que será delas? O que significa para nós? Quais serão nossas atitudes daqui para frente? Não seremos mais os mesmos. Isso pode ser muito bom. Essas crianças precisarão de um lar.... Afora os abalos, elas estarão desoladas sem uma referência familiar...
    Podemos ajudar com orações, pensamentos serenos, amorosos... E... E...
    As águas desses rios-mares nunca foram as mesmas. Deixai vir a mim as criancinhas, nos legou Ele.
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  10. bonito relato, muy disiente.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcia!
    Estive aqui há dois dias atrás, a deixar um comentário a gradecer ter-se feito minha seguidora, mas não o encontro - e não sei porquê.
    Mas voltarei, é uma promessa.
    Beijinhos. Vitor

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.