Arthur Nogueira (Psicólogo)
Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: Não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades e só se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam ‘valorizando os defeitos’ dos outros.
Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.
Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por conseqüência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.
Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios. Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de casa.
Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.
Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de casa valorizada, a mulher que
se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.
Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?
Você é uma pessoa maravilhosa!!
Marcia,
ResponderExcluirSó somos intolerantes por ignorância. Por não nos conhecermos e não aceitação de nós mesmos leva-nos a valorizar demais a futilidade pois acaba sendo a referência num mundo repleto de futilidades. Aquele que vê com a alma, já tem consciência de si mesmo; dessa forma a tudo que vê, percebe-o com Amor.
Portanto, para realmente elogiar (por querer elogiar) requer coração aberto de quem se ama.
Meu Anjo luz, beijo, como sempre, teu coração tão lindo!!!
Li este artigo há uns meses atrás e fiquei encantado pela observação que é muito oportuna e deverá ser tida em conta no nosso dia a dia.
ResponderExcluirParece-me também que invertemos valores e hoje os nossos filhos pensam que tudo quanto lhes damos é obrigação e deixaram de sentir o carinho de uma oferta. Esquecem-se de agradecer.
Dão valor só ao que os outros tem e esquecem-se de valorizar a sua família e as suas coisas.
Nós pais, também já fomos um pouco assim e não valorizamos convenientemente os seus progressos e as sua conquistas.
Márcia
ResponderExcluirComo terapeuta afirmo que o que menos se vê hoje entre as pessoas, de uma mesma família principalmente, é o elogio. Nas ruas então....
Mas uma coisa que tenho percebido:
exitem pessoas que não gostam de elogios, não aceitam. A auto-estima é tão baixa que parecem incomodadas com qualquer palavra boa.
Talvez seja o fato de nunca terem ouvido um elogio.
E ouso dizer, há aqueles que ao ouvirem, acham que estão querendo algo deles, e que é puro puxassaquismo.
Mas vamos fazer nossa parte.
Se conseguirmos dar uma palavra de carinho e incentivo a uma pessoa, já estaremos criando uma cadeia de luz.
É uma honra estar aqui.
Beijinhos
E você é uma criaturinha doce e muito gentil...
ResponderExcluirBjos achocolatados
Já diz a letra da música: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." Pois, quem ama, vê no outro as qualidades, sente no coração as dores do outro e acalenta em elogios, palavras e gestos de aceitação o próximo. Belíssimo texto, parabéns Márcia querida! Um bom final de semana, muita luz, muita paz!! Beijos ;)
ResponderExcluirhttp://arslitterayelizus.blogspot.com
Marcia querida...muito bom você colocar este tema.
ResponderExcluirElogio faz bem para todos, nos ajuda com nossa autoestima, alegra, nos impulsiona.
Geralmente, a pessoa sempre melhora ao receber elogios...especialmente as crianças, que quanto mais são elogiadas, mais tendem a se comportar em função deste elogio...elas crescem na direção em que são elogiadas.
Nos atentemos a isso e elogiemos mais...
Tenha um lindo dia e um sereno final de semana pra ti, doce amiga!
Beijos
Valéria
gracias por tan enormes reflexiones.
ResponderExcluirun abrazo
Marcia,
ResponderExcluirTem um selinho prá ti, no meu cantinho.
Beijo
E eu adoro visitar seu blog.
ResponderExcluirJorge amigo querido, só posso concordar plenamente com você. Precisamos nos amar para entao apreciar o que ha de belo e melhor nos outros. Obrigado por sua amável e preciosa visita a este espaco.
ResponderExcluirDesejo uma semana iluminada para você!
Beijos
Meu querido amigo Direitnho,
ResponderExcluirseu comentário é por demais vardeiro. Os nossos filhos hoje, acham que tudo que fazemos por eles é por pura obrigacao - nao levam em conta o esforco que fazemos, e muito menos que no nosso tempo, nao tivemos as facilidades que eles teem hoje, que tudo que queremos em retorno é respeito e qcarinho. Sou mae, e passo também por este problema; Me irrita profundamente esta troca de valores, converso muito com meus filhos, para valorizarem o que tem, para valorizarem a família, e especialmente a família, que é o nosso alicerce.
Agradeco a sua preciosa visita e comentário.
Deixo um grande abraco e votos de uma semana super feliz!!!
Alzira amiga, concordo em número gênero e grau, com as suas palavras. Mas, facamos a nossa parte, isso é o que importa.
ResponderExcluirBeijos com carinho e para ti uma bela semana!!
Sandra querida,
ResponderExcluirobrigada pelo cumprimento!!
Volte sempre, pois palavras doces como estas sao combustível, para a nossa caminhada!
Beijos e uma doce semana para você!
Suziley amiga do coracao, amei:...É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." Precisamos nos lembrar desta frase todos os dias.
ResponderExcluirObrigada por existires!
Beijos e uma semana de muita luz e harmonia!
Val amiga querida, é isso mesmo! Penso examente como você. Elogiemos mais, assim todos procuraram fazer jus aos elogios e até a se superarem, especialmente as criancas.
ResponderExcluirBeijos e uma semana abencoada para você!
Reltih, meu doce amigo poeta, que prazer em vê-lo aqui!
ResponderExcluirUm beijo de luz para ti!
Rosinha, obrigada querida. Volte sempre!
ResponderExcluirBeijos e uma semana de muito amor.
Jorge querido, obrigado, irei buscá-lo,
ResponderExcluirEsta semana que passou foi cheia para mim; estou com a minha caixa de e-mails repleta, sem tempo de respondê-los; nao tive tempo para retribuir as visitas aos amigos. Espero que esta semana que entra eu possa me dedicar mais aos meus amigos queridos e seus blogs.
Beijos com muito amor.
Oi, Marcia
ResponderExcluirgostei muito da reflexão. É muito bom receber elogios e muito bom também fazer elogios pois assim podemos ver a alegria nos outros.
Abraço
PS. Teu blog está lindo!