30/05/2010

DEZ MANEIRAS DE IRRITAR UM ALEMAO


irritado 

1Demorar a tomar decisões: Como diria minha amiga Dayse, é chegar na padaria, ouvir aquele “pois não?”, escolher o que voce quer em menos de 3 segundos e pagar em menos de 2. Se parar pra pensar, vai levar um olhar com laser direcionado à sua pessoa.
2 - Fazer piadas aleatórias sobre nazismo: Você está em uma mesa de bar, com pessoas que acabou de conhecer e de repente vem a sua mente a piada mais genial ever (aconteceu comigo), só que envolve Hitler, judeus e nazistas. Aborte! Os alemães têm um humor bem sarcástico e bom ouvido para piadas (inteligentes), inclusive ironizando com eles mesmos, mas piada nazista é a única que não passa naturalmente.
3 - Dizer “talvez”: Na língua alema até que existe “talvez”, porém raramente utilizado no dia-a-dia. Para os alemães, só existe sim ou não, sem meio termo. Eles não aceitam um “talvez” como resposta e vão te azucrinar por alguns minutos até você decidir finalmente se é sim ou não! Ps: Estou aprendendo muito com isso.
4 Estar de “dieta” e ter frescuras com comida: Na mesa da grande família alemã, o prato não é tão pedreiral como no Brasil, então supõe-se que todo mundo vai comer a porção que lhe é de direito, sem mais perguntas. “Sorry, não vou comer esse bife porque estou de dieta”, não tem cabimento, eles vão logo te responder “ué, então porque não faz mais esporte?” Antes que você fique sem resposta, afinal, não faz porra nenhuma de esporte mesmo, é melhor deixar a dieta de lado durante os banquetes familiares.
5 – Fraqueza feminina: Depois da Guerra, uma geração de mulheres ficou viúva e de repente tiveram que começar a realizar o trabalho dos homens. Suas filhas cresceram vendo as mães no trabalho pesado. Então, antes de dizer que não consegue carregar uma caixa de livros, por favor, tente, mas tente de verdade. Se não conseguir, pelo menos tentou. Ah, mania de cavalheirismo também pega mal. Mulher alemã não entende e nem quer ser Lady. Frauenpower impera!
6 – Falar baixo e pra dentro : Ok, falar alemão baixo e pra dentro é uma coisa que não é possível mesmo. Auto-explicativo.
7 Ficar “magoado”: Olha, isto é incrível. Em minha temporada por aqui, não tive conhecimento de nenhum caso onde X tenha levado a conversa com Y pro lado pessoal e, assim, tenham ficado com raivinha um do outro. Primeiro porque não existe o conceito de “mal entendido” em alemão, tudo é resolvido no momento da eventual discussão. No dia seguinte, sem mágoas. Teoricamente, claro.
8 – Andar devagar: Andar na rua em formato “passeando”, só em alguns dias muito ensolarados e olhe lá! O alemão tem sempre uma agenda super lotada que não suporta hierarquia entre as tarefas! Buscar o pão na padaria e comparecer a uma entrevista de emprego, por exemplo, devem ser executados no mesmo passo.
9 Impontualidade: Essa todo mundo sabia. O que nem todo mundo sabia é que dar cano em alemão não vai deixá-lo “bravinho” no dia seguinte.Ele simplesmente vai, com a maior naturalidade, parar de te convidar para encontros, bares e festinhas (leia-se “processo social”). Assim, aos poucos, você sentirá o peso de ter sido impontual com um alemão um dia na vida.
10 Ser vegetariano: Pessoas, convenhamos. Um povo que elabora o “jogo do dado do porco” não pode levar a sério um vegetariano. Apesar de comerem muitos legumes (feijão verde é legume, afinal?), não há como negar a influência do porco no imaginário teutônico e na seleção natural dos que aqui habitam. Mas devo dizer, o vegetarianismo tem se tornado cool ultimamente. Uma opção para os hippies de plantão é a carne Bio, altamente recomendada para aqueles que se preocupam com o meio ambiente! Você pode perceber que a Alemanha é a terra das oportunidades!
Post inspirado no blog daquela gringa americana que escreve mil Top 10′s sobre o Brasil.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2010/05/28/10-maneiras-de-irritar-um-alemao-295575.asp

A todos os amigos e leitores uma semana de paz, harmonia e prosperidade!!! 

Abrindo um espaco neste post, quero agradecer aos comentários valiosos, deixados no post anterior.  Que sirvam para a nossa reflexao! Beijos.

14 comentários:

  1. Márcia,

    o que é cultural, né?
    Muito interessante estas questões que você colocou.
    Sempre um aprendizado!

    Anjo amiga, um beijo e uma semana de muita paz e alegria!!
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Oi, Márcia!!!
    Post muito divertido, adorei!
    Um ótimo domingo pra vc...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá querido amigo,
    é... aqui, é muito diferente. Eles sao tao profissionais, que até parecem robôs as vezes.
    Nao sao de conversa, quando estao trabalhando. Aqui nao tem lugar para nhem, nhem, nhem..rsrsrs, sao diretos e pronto.
    Beijao!

    ResponderExcluir
  4. Priscila amiga, obrigada pela sua visita e pelo ´gentil comentário.
    Beijos e uma semana de mujita paz!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber deles, beijos,tudo de bom,chica(alguns irritam a todos nós!)

    ResponderExcluir
  6. Olá Chica querida,
    obrigada pela sua visita.
    Uma semana abencoada para você.

    ResponderExcluir
  7. muy interesante conocer aspectos cotidianos y específicos de otras comunidades. gracias por compartirnos este post.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  8. Marcia.
    é parece que na Alemanha as coisas são tipo preto no branco, mas sabe que aqui no sul do Brasil onde moro, as coisas não são tão diferentes, ao menos em cidades pequenas como a que moro, com colonização italiana e polonesa, e muitas mulheres (me coloco entre elas) também aprenderam a se virar sozinhas, desde casa, trabalho, e tudo enfim...
    nosso pais é tão grande e com tantas etnias diferentes que muitas culturas se assemelham.
    obrigada pela partilha.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  9. Rosan,
    é assim mesmo; para eles nao existe meio termo, sao diretos, objetivos, trabalhadores, as mulheres, na sua maioria sao emancipadas, autoritárias, (com seus maridos) mas sao boa gente. Precisamos um pouco de tempo para nos adaptarmos a esta cultura tao diferente na nossa. Mas é um povo muito ordeiro e de paz.

    ResponderExcluir
  10. PASSEI PARA DAR UMA OLHADINHA E GOSTEI MUITO,VOU VOLTAR MAIS VEZES!
    BOA SEMANA!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, amore mio!!!
    É tão bom receber a tua visita!
    Fiquei muito feliz! Tua participação é muito importante pra mim.
    Culturas diferentes: incrível! Adorei o post!
    Tenha uma semana maravilhosa!
    Bjkas, muuuitas!
    Sônia Silvino's Blogs
    Vários temas e um só coração!

    ResponderExcluir
  12. Marcia...muito legal conhecer um pouquinho mais da cultura alemã...

    Que sua semana seja maravilhosa amiga!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Olá Eliana, obrigada pela sua visita; ficarei feliz em vê-la aqui outras vezes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Soninha,
    só posso dizer o mesmo. Fico feliz quando você deixa aqui o seu sorriso.
    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.