Um avô e seu neto, caminhando pelo quintal, ora se agachando aqui, ora ali, em animada conversação, não é cena muito comum nos dias atuais.
O garoto, de 4 anos de idade, aprendia a cultivar e a cuidar das plantas com o exemplo do seu avô, que tinha tempo para o netinho sempre que este o visitava.
Era por isso que o pequeno Nícolas acariciava as mudinhas que havia plantado e dizia:
“Quem planta colhe, né vovô?
Mas o avô não é habilidoso apenas no cultivo de plantas, é hábil também na arte de cultivar virtudes.
Entre uma conversa e outra, entre a carícia numa flor e uma erva daninha que arrancava, ele ia cultivando virtudes naquele coração infantil.
Ia ensinando que para obter frutos saborosos e flores perfumadas é preciso cuidado, dedicação, atenção e conhecimento.
E que, acima de tudo, é preciso semear, pois sem semeadura não há colheita.
O cuidado do pequeno Nícolas pelas plantas era fruto do ensinamento que recebeu desde pequenino, pois nem sempre foi assim.
Quando começou a engatinhar, suas mãozinhas eram ligeiras em arrancar tudo o que via pela frente, como qualquer bebê que quer conhecer o mundo pela raiz...
E, se não tivesse por perto alguém que lhe ensinasse a respeitar a natureza, talvez até hoje seu comportamento fosse o mesmo, como muitas crianças da sua idade ou até maiores.
Importante observar que as melhores e mais sólidas lições as crianças aprendem no dia-a-dia, com os exemplos que observam nos adultos.
É mais pela observação dos atos, do que pelos conselhos, que os pequenos vão formando seus caracteres.
Se a criança cresce em meio ao desleixo, ao descuido, às mentiras, ao desrespeito, vendo os adultos se agredindo mutuamente, ela aprenderá essas lições.
Assim, se temos a intenção de passar nobres ensinamentos a alguém, se faz necessário que prestemos muita atenção ao nosso modo de vida, às nossas ações diárias.
Como todo bom jardineiro, os educadores devem ser bons cultivadores de virtudes e valores.
Devem observar com cuidado as tendências dos filhos e procurar semear na alma infantil as sementes das quais surgem as virtudes, ao tempo em que as preservam das ervas-daninhas, das pragas, da seca e das enchentes. Sem esquecer o adubo do amor.
A alma da criança que cresce sem esses cuidados básicos por parte dos adultos, geralmente se torna campo tomado pelas ervas más dos vícios de toda ordem.
E, de todas as ervas más, as mais perigosas são o orgulho e o egoísmo, pois são as que dão origem às demais.
Por isso a importância dos cuidados desde cedo. E para se ter êxito nessa missão de jardineiro de almas, é preciso atenção, dedicação, persistência, determinação.
O campo espiritual exige sempre o empenho do amor do jardineiro para que possa produzir bons resultados.
E o empenho do amor muitas vezes exige alta dose de renúncia e de coragem. Coragem de renunciar aos próprios vícios para dar exemplos dignos de serem seguidos.
Os jardins da alma infantil são férteis e receptivos aos ensinamentos que percebem nas ações dos adultos.
Por essa razão vale a pena dedicar tempo no cultivo das virtudes, antes que as sementes de ervas-daninhas sejam ali jogadas, nasçam e abafem a boa semente.
Pense nisso!
Para que você seja um bom cultivador de almas, é preciso que tenha em sua sementeira interior as mudinhas das virtudes.
Somente quem possui pode oferecer. Somente quem planta, pode colher.
Pense nisso, e seja um cultivador de virtudes.
Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita
Mais uma maravilhosa e bem reflexiva mensagem!beijos,chica
ResponderExcluirDear Marcia. Esta é uma história muito bonita. Penso também que todas as gerações podem aprender com o outro. Vemo-lo todos os dias para os nossos netos. Amor de Inge
ResponderExcluirMarcia que mensagem mais linda!!! O que se planta, se colhe, não resta a menor dúvida, por isso tenho o maior cuidado no trato com as pessoas, o que não quero para mim não quero para o meu próximo.
ResponderExcluirUm grande abraço, seu blog está um amor!
Nem ha o que comentar!
ResponderExcluirLindo texto.
beijos
Marcia, este es un ejemplo para construir una verdadera sociedad. gracias por compartir.
ResponderExcluirbesos
Olá Inge, seja bem vinda!!
ResponderExcluirObrigada pela sua amável visita e por seguir o meu blog! Que bom que você fala português, assim poderá visitar-me mais vezes! Sou brasileira mas, vivo aqui na Alemanha.
Um grande beijo!
Oi Chica, amiga de longas datas,
ResponderExcluirgracias pela sua nobre presenca aqui!!!
Grande beijos com muito carinho.
Dora querida,
ResponderExcluirum amor é você, sempre amável!
Beijos
Angela,
ResponderExcluirbeijos no coracao!
Meu grande amigo REltih!
ResponderExcluirObrigado pela sua visita!
Beijos
Olha eu aquiiiiii...teus olhinhos azuissss...não suportando a saudade de ti,deixei meu orgulho de lado e.....vim te ver...mas só dessa vez...porque da outra,eu venho também...huaschuaschuasch...tu és TUDO!!!
ResponderExcluirUm beijo e um \o/ upaaaaaaaa \o/ do tamanho do mundo para ti!!!!
PS.:Gostei demais da tua postagem!
Mais uma bela lição de vida.
ResponderExcluirBjkas, minha querida.
Dear Marcia, I found here a wonerful blog, it is so greatful and nice. Best regards Shoushou
ResponderExcluirOlá Marcia,
ResponderExcluirQue bom que gostou do "nosso" Blog!!
O seu blog está muito lindo!!
Parabéns!!
Bjkas
Quem semeia urzes ,só podertá colher espinhos,pois a semeadura livre,mas a colheita é obrigatória.Bjs............. e estou esperando a visita em meu novo blog:http://rumoslibertadores.blogspot.com
ResponderExcluirMarcia,
ResponderExcluirParabéns pelo belo texto com que nos premiou.
Levo mais este aprendizado no dia de hoje, com o coração mais abundante do que quando entrei.
Desejo a você e os seus, um sereno domingo
Meu carinho, sempre
Olá Marcia,
ResponderExcluirQue texto bonito!!
Parabéns pelo "Dia Da Mulher"!!
Bjkas,Lambs e Ronrons
Amei tua visita...Obrigada!!!
ResponderExcluirBuenasssssssss...
Ao escutar teus gemidos de saudades,vim correndinho só pra te ver...também...faz alguns dias que tu não sentes meu cheirinho...eu sei que tu não aguentas...heheheeee...
Vou fazer um baita control C e V desse comentário...não faz essa carinha de...NÃO GOSTEI...já imaginou eu me dividindo em 66 pedacinhos (é o número de blogs que eu sigo e onde me recarrego de coisas boas)!?
Por isso que entro tiquetaqueando com meus saltinhos cobertos com pedrinhas de brilhantes...passeio...passeio...e quase me deixo ficar para sempre... mas saio correndo...guardando entre meus peitinhos firmes e fartos a melhor parte de teu blog:A BELEZA DA TUA ALMA MARAVILHOSA,EMBALADA DENTRO DE MEU CORAÇÃO!
Não fica com ciúmes do meu carinho pelos outros blogs...
UM beijo...DUAS piscadinhas dos OLHOS AZUIS, como é azul o céu de meu amado BRASIL...sill...silll e TRES \o/\o/\o/ upassssabraços \o/\o/\o/ (um de chegar,outro de ficar e o terceiro de despedir)...se quiseres mais beijos...rsrsrsrs...é só buscar,tenho uma montanha deles pra ti!!!!!!
Oi Marcia! Tudo bem? Quero te oferecer um Selinho Awaed Beautil Blogger. Passa no "Leio..." para pegar. Amanhã tem homenagem para todas as Mulheres nos meus três blogs. Espero uma visita, e vai ter selinho também.
ResponderExcluirUm abraço
Marineide