10/02/2010

OS DOIS MARES

jordan_large

Narra o escritor Bruce Barton que, na Palestina, existem dois mares bem distintos.

O primeiro deles é fresco e cheio de peixes.  Possui margens adornadas com bonitas plantas e muitas árvores as rodeiam, debruçando seus galhos em suas águas, enquanto deitam as raízes nas águas saudáveis para se dessedentarem.

Suas praias são acolhedoras e as crianças brincam felizes e tranquilas.

Esse mar de borbulhantes águas é constituído pelo rio Jordão. Ao redor dele, tudo é felicidade.

As aves constroem os seus ninhos, enchendo com seus cantos a paisagem de paz e de risos. Os homens edificam suas casas nas redondezas para usufruírem dessa classe de vida.

Mas, o rio Jordão prossegue para além, em direção ao sul, em direção a outro mar.

Ali tudo parece tristeza. Não há canto de pássaros, nem risos de crianças. Não há traços de vida, nem murmúrio de folhas.

Os viajantes escolhem outras rotas, desviando-se desse mar de águas não buscadas por homens, nem cavalgaduras, nem ave alguma.

Se ambos os mares recebem as águas do mesmo rio, o generoso Jordão, por que haverá entre ambos tanta diferença?

Num, tudo canta a vida, noutro parece pairar a morte.

Não é o rio Jordão o culpado, nem causa é o solo sobre o qual estão, ou os campos que os rodeiam.

A diferença está em que o Mar da Galiléia recebe o rio, mas não detém as suas águas, permitindo que toda gota que entre, também saia, adiante.

Nele, o dar e receber são iguais.

O outro é um mar avarento. Guarda com zelo todas as gotas que nele ingressam. A gota chega e ali fica. Nele não há nenhum impulso generoso.

O Mar da Galiléia dá de forma incessante e vive de maneira abundante.

O outro nada dá e é chamado de Mar Morto.

* * *

Tecendo um paralelo entre o coração humano e os dois mares descritos, podemos logo reconhecer se temos uma alma generosa igual ao Mar da Galiléia ou avarenta e ciosa qual o Mar Morto.

Os que estamos habituados a distribuir os dons e talentos que a Divindade nos concede, somos os seres agraciados com a alegria de viver, farto círculo de amigos, flores de carinho e folhagens de ternura.

Se nos habituamos a viver sós, sem nada repartir, dividir ou partilhar, estamos semeando solidão à nossa volta, tristeza e desamparo, porque a vida é qual imensa seara que retribui a sementeira, de acordo com os grãos cultivados.

* * *

O Mar da Galiléia também é conhecido, no Antigo Testamento, como o Mar de Kinneret ou Lago de Tiberíades.

Às margens do Mar da Galiléia é que se estendiam as cidades de Magdala, Cafarnaum, Tiberíades e Betsaida, onde os Evangelhos registram a atuação de Jesus, quando de Seu ministério entre os homens.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Parábola dos dois mares, de Bruce Barton, do livro Um presente especial, de Roger Patrón Luján, ed. Aquariana.

7 comentários:

  1. Puxa.De arrepiar. Não havia pensado sobre esse paralelo. Que exemplo pro nosso viver. Muito lindo e de uma grande reflexão.Parabéns.Beijos

    ResponderExcluir
  2. excelentes tus reflexiones. gusto venir hasta tu espacio.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  3. Márcia!

    Estive revendo hoje (no quadro de seguidores amigos) pessoas com quem estabeleci um elo há algum tempo (não tão longe assim...) e vi, minha querida, que você é sem dúvida, uma delas...

    Por isso, aqui estou!
    Amei seu blog, estivemos conversando, mas os caminhos da vida nos levam tb a outros amigos seguidores, e assim vamos aumentando nosso lindo leque das amizades feitas por aqui!!!

    Amo seu blog, e amo tb seus textos profundos que posta aqui. Estou com seu amigo Carlos, que disse não haver pensado nisso antes...é a mais pura realidade!

    Dá para nos perguntarmos: em qual dos dois MARES estou me enquadrando, ultimamente???

    Lindo, amiga.
    Um abração!

    Para lembrar:
    http://botoesmadreperola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. hola querida amiga, perdona pero mi vida esta de cabeza en este momento por eso no habia venido a visitarte, espero estes muy bien cuidate mucho y que todo salga super, besos

    ResponderExcluir
  5. Marcia!!!
    Adoro vir aqui, pois sempre aprendo algo, minha amiga!!!
    bjkas!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, já falei mas repito, seu blog é um oásis...adoro seu sininho de vento, suas borboletas, suas flores e principalmente suas palavras...
    bjos
    Sonia Rocha - Mercuriana

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.