11/02/2010

O DESAFIO DA MONTANHA

montanhas

Numa cidade havia uma montanha bastante íngreme e pedregosa, jamais escalada. Três amigos decidiram fazer a sua subida e, para isto, prepararam-se durante alguns dias. Muniram-se de todo o equipamento necessário, como cordas, alimentos e materiais de primeiros socorros. No dia estabelecido, iniciaram a aventura, que seria observada por várias pessoas.

Um deles, o mais jovem, iniciou a subida fazendo grande alarde, concedendo entrevistas e se declarando, por antecipação, como o mais preparado para atingir o objetivo. Partiu eufórico e venceu os primeiros obstáculos com relativa facilidade. Prosseguiu na escala e, quando atingia uma determinada altura, em torno de 10% do desafio a percorrer, parou para descansar. Já sentia forte cansaço e em seu corpo já se percebiam as marcas de alguns ferimentos, resultantes do contato com a vegetação nativa e espinhosa que encobria a montanha.

Do ponto em que se encontrava, olhou para o alto... e sentiu um frio percorrer-lhe a espinha. Estava ainda muito distante do ponto de chegada. Teve medo. O desafio era maior do que suas forças. A distância que faltava percorrer era gigantesca. Desistiu. Acabrunhado, retornou ao ponto de partida, deixando no exato ponto onde parou uma placa com os dizeres: "É DIFÍCIL!"

O outro, igualmente jovem, porém mais determinado, foi muito mais além. Enfrentou barreiras e espinhos, expôs-se ao vento que era mais forte, feriu pés e mãos, despendeu grandes esforços e atingiu a metade do monte. Só aí parou para descansar. Estava esgotado e bastante maltratado.

Olhou para baixo... e sentiu calafrios. Era aterrorizador olhar para baixo e ver a altura em que se encontrava. Entristeceu. Já fizera todo aquele esforço e ainda não lograra o êxito desejado. Qualquer deslize ali poderia ser fatal. Sentiu medo. O desafio era maior do que suas forças. Desistiu. Acabrunhado, retornou ao ponto de partida, deixando no exato ponto onde parou, uma placa com os dizeres: "É DIFÍCIL ACREDITAR QUE CHEGUEI AQUI."

O terceiro deles, mais amadurecido e reservado, nada disse nem prometeu. Iniciou sua caminhada de forma obstinada e segura. Atravessou barreiras e espinhos; superou desafios e dificuldades; expôs-se a situações desconfortáveis e dolorosas; experimentou ferimentos nos pés e nas mãos, mas prosseguiu em seu intento. Acreditava que poderia chegar.

Não olhou para cima, nem olhou para baixo. Apenas prosseguiu. De forma, determinada e gradual, foi alcançando, passo a passo, seu objetivo. Via apenas uma coisa: o objetivo traçado.

Estava com a mente colocada bem adiante, no lugar da chegada. E, com este ânimo, foi superando os obstáculos que surgiam, sem se deixar abater por eles.

Após muito esforço e determinação, chegou ao topo da montanha. O desafio estava vencido. Lá em cima, radiante com a conquista realizada, escreveu: "É DIFÍCIL ACREDITAR QUE CHEGUEI AQUI, PORÉM DIFÍCIL FOI ACREDITAR QUE PODERIA CHEGAR."

O sucesso somente chega para aqueles que se dispõem a alcança-lo, com firmeza e persistência.

Não desanime diante dos primeiros embates. Mantenha sempre elevada a sua auto-estima, seja constante em seus ideais e saiba esperar.

As barreiras, os problemas e as crises, são indicativos do nosso grau de comprometimento com as leis de Deus. Receba suas provas com serenidade, entendendo que, por maior que seja o problema, o mundo não vai se acabar se as coisas não acontecerem da maneira que voce deseja.

A perseverança é tão definidora de nossa sorte futura que Jesus, ao mostrar como se conquista o Reino de Deus, afirmou: "Aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10-22).

(Autor desconhecido)

8 comentários:

  1. excelentes consejos de vida. aquí hay mucha paz.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Este texto não é novo mas torna-se sempre actual.
    A moral da história cabe sempre a cada num de nós e devemos ser humildes e determinados.
    Transpondo esta história para o campo da Fé tem ainda maior actualidade.
    ACREDITAR É POSSÍVEL

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcia!
    Bonito texto e que mostra quanto é importante o estado de espirito com o qual se empreendem as coisas.

    ***
    Beijos e estrelas radiantes a acompanhar seus passos todo ao longo do caminho da vida*******

    ResponderExcluir
  4. Marcia,
    belíssimo texto.
    É necessário confiar em si e em Deus para tudo suportar e superar.
    Só fica uma questão aqui: Se fixar no objetivo e chegar lá. Mas fixar no objetivo sem vivenciar cada momento da subida, sntir cada superação, fica a pergunta: será que superou mesmo?
    Digo isso, Marcia, porque é o caminho que nos faz forte pois nos "força" a se auto-superar e não tanto o objetivo.
    Para refletir...meu Anjo!!!

    Um doce beijo, com carinho de sempre!
    E um excelente fim de semana!!
    Jorge

    ResponderExcluir
  5. aaaeeeeeeeeeeee...estou te seguindo aqui também...
    Sou carente de coisas boas...
    Tens uma ¨leve¨mostra de como sou:CARRAPATA...rsrsrsrsrs...grudo mesmo!!!!!!!!
    Obrigada por aparecer em minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Marcia!
    Mais um lindo ensinamento!
    Fiz um link com este teu blog no meu:
    http://thebestimagesbysoniasilvino.blogspot.com
    Bjkas, amiga!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia !

    Estou passando para te oferecer um mimo. É o "Prêmio dardos". Está no meu Blog de Mimos.
    Seu blog é encantador, por isso fiz questão de homenageá-lo !

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.