26/02/2010

A MASSACRANTE FELICIDADE ALHEIA

angelina
Há no ar um certo queixume sem razões muito claras.
Converso com mulheres, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e, ainda assim, elas trazem dentro delas um não-sei-o-que perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem.De onde vem isso?
Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, o poeta Antonio Cícero, uma música que dizia: 'Eu espero/ acontecimentos/ só que quando anoitece/ é festa no outro apartamento'.
Passei minha adolescência com a mesma sensação de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite.
É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são - ou aparentam ser.
Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho...As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias.
Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas... Então, fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando, na verdade, a festa lá fora não está tão animada assim!
Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma.Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro raramente são divulgados.
Prá consumo externo, todos são belos, sexy, lúcidos, íntegros, ricos, sedutores, enfim, campeões em tudo!
Fernando Pessoa também já se sentiu abafado pela perfeição alheia - e olha que na época em que ele escreveu estes versos não havia esta overdose de revistas que há hoje, vendendo um mundo de faz-de-conta:
”Nesta era de exaltação de celebridades - reais e inventadas - fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça.” Mas tem.
Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia.
Ou será que é tão divertido passar dois dias na Ilha de Caras fotografando junto a todos os produtos dos patrocinadores?
Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige?Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa?Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé?
Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista.As melhores festas acontecem dentro do nosso próprio apartamento...

Marta Medeiros

9 comentários:

  1. Verdade, as vezes pensamos que a felicidade está tão longe, não percebemos que ela está a nossa volta.
    Receba meu carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. eso Marcia, con el cierre de tu escrito, resumiste el mensaje de tu escrito. excelente crítica. me encanto leerte.
    besos

    ResponderExcluir
  3. Mas tudo isso é a velha mania de ficarmos olhando vida do outro. Enquanto preocupamos com a vida alheia a da gente estaciona. Felicidade é uma coisa tão básica e simples.Texto muito inteligente e real. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Texto impar como tudo o que
    a autora assina.
    E é sempre bom estar aqui e
    desfrutar das delíciais do
    teu blog

    Um lindo final de semana,

    Meu carinho,

    ResponderExcluir
  5. Verdade mesmo!
    Faz-me pensar no conto de Alphonse Daudet "A Cabra do Senhor Séguin", naquela se diz mais ou menos: "a erva é sempre mais verde no prado do vizinho"

    ***
    Beijo e estrelinhas resplandecentes*******

    ResponderExcluir
  6. Marcia,

    grande Marta!!!
    Achar a grama do vizinho mais verde já é um lugar comum. Ficamos sentados olhando no vizinho e imaginamos sempre fantasias quando a realidade do nosso lar é o mais importante.
    O mundo gira em torno de fantasias por isso sofremos a dor de querermos ser o que não somos.

    Meu anjo, um ótimo fim de semana!!
    Beijo,
    Jorge

    ResponderExcluir
  7. Vim agradecer por ser minha mais nova seguidora!

    O texto é perfeito, muito bom e verdadeiro.

    Agora, diga-me, você é brasileira morando na Alemanha ? Em que cidade ? E o frio por aí ?
    Deve ser bem forte...

    Acredito que tenha me encontrado por intermédio da Rosan, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o sininho !!!

    Tenho vários aqui em casa, nas portas.

    Posso por um no meu blog ?
    Como fazer ?

    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.