03/09/2009

ALGUNS BENEFÍCIOS DA MEDITACAO




Algumas pessoas acreditam que meditar é não pensar, e dizem "Meditar é impossível, não consigo ficar sem pensar em nada."

Meditar não é pensar em nada, meditar é não se apegar aos pensamentos, deixando-os vir e ir embora. Meditar é acalmar a mente, não se deixando fixar em nenhum pensamento. Para conseguir isso existem várias técnicas de meditação, de origens e escolas diferentes.

Uma das possibilidades da meditação é meditar treinando focar a atenção, por exemplo, através da contagem de respirações. Pode-se fazer algumas séries de 21 respirações cada. No início é comum a mente não treinada fugir e voar para longe, nos fazendo perder a conta. Quando isso acontece, é só começar novamente, voltando a nos concentrar na contagem e nas respirações.

Existem também as meditações com mantras e com as visualizações. Todas elas são formas de concentrar a mente em algo de bom ou algo neutro, deixando de lado pensamentos fixos e negativos que só nos desgastam e prejudicam.

Estar onde estou! Como conseguir isso?

O foco da atenção é desviado porque o campo de interesses e distrações é muito vasto.

A mente reativa dá respostas já aprendidas, armazenadas na memória. A mente reativa opera na dimensão do mundo.

A mente criativa permite um espaço de auto conhecimento. Isso exige presença, atenção. A mente criativa abre espaço à espiritualidade, ao sagrado.

Alguns benefícios da meditação:

-Harmonização consigo e com os outros
-Coração apaziguado
-Percepção de como a mente funciona
-Mudança do ambiente mental para melhor

A Meditação desenvolve a capacidade de viver o momento presente.
Dá condição para que o estado de presença seja de qualidade - “estar onde estou”.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios da meditação, basta escolher um horário do dia em que você possa ficar em paz com você mesmo por alguns minutos. Para começar, quinze minutos são suficientes. Acordar quinze minutos mais cedo e meditar antes de começar o dia é excelente.
(Associacao Palas Athena)

Um comentário:

  1. Sem dúvida, poderíamos tirar proveito dos benefícios da meditação, se dedicassemos um pouco de tempo à prática de exercícios simples, usados para acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar o níveis de energia.
    Ótima postagem...
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.