03/04/2011

QUASE

 

QUASE

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono.

Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.
Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Sarah Westphal

Uma feliz e doce semana paravocê!

14 comentários:

  1. Que verdade......quanta realidade num texto.....

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes temos medo de tentar, pelo simpes fato de não conhecermos o resultado, de termos panico de nos magoar e assim seguimos sem a alegria de saber termos experimentado.
    Lindo esse texto.Beijos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Às vezes sinto minha vida cheia de quases. Eles são parte das vezes que desisti de coisas ou de quando as coisas desistiram de mim... Mas tentar sempre é a solução, sempre!
    Beijão, uma ótima semana pra vc também!

    ResponderExcluir
  4. GRANDIOSA REFLEXIÓN. GRACIAS.
    BESOS

    ResponderExcluir
  5. O "quase" e sua imperfeição são fonte de eterna busca. Sentar-se e conformar-se com ele vai na contra-mão da sua energia.
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
  6. É verdade, amiga. O "quase" não é nada. É paralização total. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Querida Amiga. linda reflexão, mas para é morrer devemos sempre lutar até ao fim como se fosse uma guerra para alcançar-mos aquilo que queremos e desejamos.Nunca devemos deixar enfraquecer as nossos forças e nossos desejos.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  8. Bela mensagem de estimulo a abrir os olhos para a vida que precisa ser vivida,uma bela reflexão sobre nossas manias de pensar que há um amanhã para fazer o que se deve agora.Meu abraço e bela semana com toda paz.

    ResponderExcluir
  9. Márcia,esse texto é lindo e verdadeiro.
    Nos induz a ver a vida por um ângulo diferente,mais harmonioso conosco.O "quase" não é viver. Tem que se fazer valer.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Há quem escolha a vida morna pra não se arriscar... Lindo! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. quase tudo!

    venho fazer um convite pra conhecer minha chamada para coleção 2011 das conchinhas,

    será muito bem vinda ao blog
    www.conchasbelas.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  12. Ah! Márcia! Tuas páginas sim nos enternece com estes textos que postas com tanto carinho numa partilha que resulta num grande aprendizado.
    Abraços, doce menina!!!

    ResponderExcluir
  13. Um belo texto ! recheados de verdades incontestaveis...

    Mas nãos são os quases que nos motivam,que nos possibilita vislumbrar algo mais ...

    Sem o quase o que nos restaria? Não será a vida constituida de Quases que a tornam a ter algum sentido...
    Os Quases são os reflexos de nossas tentativas não as sobras de nossas frustrações por não ter tentado.
    Mesmos assim a ideia de seguir adiante revela que não nos conformamos com o quase...
    Sinal que vale a pena tentar sempre, mesmo que os resultados não sejam aqueles que esperavamos...

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.