12/11/2010

LIVRE ARBÍTRIO

flor perfeita

Ninguém melhor que você pode saber o que é bom para a sua vida. Ninguém, com suas experiências, por mais frutuosas que tenham sido, poderá ditar o que você deve ou não fazer.
Quando estiver diante de uma escolha difícil... quando seu coração disser uma coisa e a razão, acompanhada de amigos, família, namorado ou namorada, disser outra, pense bem.
Não se deixe levar por uma coisa, nem outra. O coração é facilmente levado por emoções e tem tendência a fazer com que percamos um pouco a nossa razão, ou a capacidade de raciocínio coerente. O coração é um romântico incorrigível!
Mas a razão sozinha não poderá ditar as regras da sua vida. Nem tampouco os que convivem com você. É preciso levar em conta a suas necessidades de bem-estar. Fazer algo porque todo mundo acha que deve ser assim é absurdo. É muito importante não magoar e nem decepcionar os outros, mas isso não deve ser às custas do sacrifício da própria vontade e necessidade de ser feliz. Ninguém, por mais próximo que seja, poderá decidir o que você vai viver. É sua vida! E você só tem essa!
É muito fácil dizer o que os outros devem ou não fazer. Não é por que se está de fora que vê-se melhor. A verdade é que decidindo por nós as pessoas tornam-se responsáveis pelas nossas escolhas. Mas isso, pode ter certeza, não passa pela cabeça delas. Se formos infelizes depois elas não vão dizer: "descanse, fique de fora que vou ser infeliz por você, pois a culpa foi minha." E, para falar a verdade, mesmo se fosse o caso, isso não seria possível. Ninguém, sofrendo nossas dores, faz com que dôa menos em nós.
É digno e honesto cumprir promessas. Mas é desonesto cumpri-las somente por dever, sem que haja um real sentimento movendo essa decisão.
Ser honesto com os outros é muito bom. Mas, antes, é fundamental ser honesto consigo mesmo.
Por mais doloroso que seja, por mais difícil que possa parecer, libere-se do que pensam e dizem os outros. Pergunte-se: - o que eu quero para minha vida?
Uma coisa é certa: talvez você não saiba exatamente o que você quer, mas sabe muito bem o que não quer.
Quando seu coração estiver brigando com sua razão, tente pensar no que vai te fazer feliz a longo prazo.
Mas, mais importante ainda, feche seus olhos e se entregue nas Mãos dAquele que nos conhece antes mesmos que fôssemos nós. Mas faça isso de verdade, com sua alma. Ele sabe do nosso amanhã. E Ele não vai decidir por nós, ou impôr, mas vai certamente nos colocar uma luz que vai clarear nosso caminho.
E fique atento... os sinais aparecerão. E você saberá qual o caminho escolher. Talvez as pessoas mais próximas não entendam, se isso vier a contrariá-las. Mas eu aprendi que na vida habitua-se a tudo.
Todo ser humano merece respeito. E os que te amam saberão entender.
E eu digo: tente encontrar o equilíbrio entre o que diz seu coração e a razão. A sua escolha será certa!

Letícia Thompson

12 comentários:

  1. Oi, Marcia
    esse é mais um texto que toca bem no íntimo da pessoa pois é muito fácil olhar os outros e muito difícil e doloroso olharmos para nós mesmos.
    Um bom final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  2. ufffff, si, cuantas razones tiene tu escrito. gracias por compartirlo.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  3. O que dizer?
    Digo apenas que sempre encontro excelentes textos por aqui, que nos conduzem à reflexões...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Lindas mensagens, verdadeiras! Levam-nos a refletir.
    Parabéns pelo blog!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou pasmo. Acho que esta luz acabou de ser colocada em meu caminho.Faça uma visita ao meu blog e entenderá melhor. Muito obrigado pelo texto, pela luz. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Marcia: Lindo texto adorei ninguem pode ser aquilo que não quer.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  7. Belo texto. Mas como custa encontrar o equilíbrio...

    ResponderExcluir
  8. tienes un precioso blog ...gracias por ir a visitarme ...te escribo desde la clase de trabajo para darte una vez mas las gracias y hasta cuando quieras visitarme de nuevo
    un abrazo
    Marina

    ResponderExcluir
  9. .
    Delícia de texto.
    Amei de verdade.

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir
  10. ola amiga ,adorei este texto que nos faz refletir bastante,o livre arbitrio,é uma balança,temos que pesar com exatidão nossas atitudes são lindas suas mensagens,
    bjs tenha otima,semana.

    atenciosamente marlene.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.