17/10/2010

O medo nos paralisa

miedo-

Se fizéssemos uma análise poderíamos concluir que o “medo” não nos deixa ir adiante. O objetivo da Providência Divina é de evoluirmos incessantemente para que um dia sejamos espíritos puros e perfeitos, condição necessária para termos um contato maior com Deus. Só assim poderemos compreender a Divindade.

Porém, um dos grandes obstáculos para a nossa evolução é o medo e também o orgulho. O medo nos faz permanecer sempre no mesmo estado evolutivo ou mesmo na ignorância e é por causa dele que não dizemos o que pensamos, o que sentimos, e acabamos por perder grandes oportunidades de aprendizado, normalmente porque nos importamos com “o que o meu próximo vai pensar”. O orgulho por sua vez, é como um véu que nos impede de distinguir os nossos defeitos afim de combatê-los em nós mesmos.

Um dos nossos medos também é o medo de confiar. Temos medo de ser traídos, enganados, debochados, etc. Porém eu pergunto: Se uma pessoa trair a minha confiança, quem vai sair perdendo, eu ou ela? Claro que quem traiu vai sair perdendo, pois é a consciência desta pessoa que vai ser manchada e um dia, cedo ou tarde a lei de causa e efeito, ou seja, de plantar hoje e colher amanhã vai alcançá-la e ela vai colher os seus frutos, sejam eles bons ou ruins. A pessoa que confiou também vai colher os seus frutos que são o da dignidade, da confiança, do amor.

Plantemos hoje então as sementes da confiança, da caridade, do amor, da paz e da solidariedade para com os nossos irmãos sem termos medo do que os outros vão pensar, do que vão fazer e de como vão agir, pois que a nossa consciência estará limpa, o nosso espírito estará puro e nós estaremos evoluindo e podeis ter a certeza de que um dia, cedo ou tarde, nesta vida ou em outra, a semente germinará, a árvore do amor e das boas relações crescerá, se expandirá, atingirá a todos e enfim, os nossos bons e merecidos frutos serão colhidos!

Jean Michel Kolcenti

13 comentários:

  1. Que texto gostosos de se ler...
    Sempre deixa palavras certas por aqui.
    Palavras que tocam nosso coração.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. el miedo es muy mal compañero, sólo el amor, la confianza y la entrega nos permiten crecer.
    excelente texto.
    un beso.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto do Jean, Márcia. Não conhecia. De fato, temos que deixar o medo e o orgulho fora do nosso ser. Precisamos crescer, evoluir, aprender. E ainda, mais, precisamos acreditar, crer. Ter fé, persistir na oração. Para transformarmos sempre mais a nossa vida e o nosso coração. Sermos melhores irmãos, cidadãos. Obrigada pela partilha. Um grande beijo para você e uma ótima semana, boa noite :)

    ResponderExcluir
  4. Uma linda declaração, parabéns ! Meu carinho e o desejo de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Uma perfeita abordagem, parabéns ! Meu carinho e o desejo de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  6. interesante tema. siempre hay una reflexión en tus posts.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Quantas pedras encontramos na nossa caminhada diária e quanto devemos cuidar para que a chegada se faça com muito amor e sem medos.

    Gostei da abordagem e fiz dela a minha leitura hoje. É preciso acordar e caminhar estando atentos a tantas pedras lançadas no caminho e a tantos defeitos que nos distorcem o olhar da caminhada real.

    Os medos devem ser um motivo de estudo e meditação para não nos deixar-mos levar nas correntes das modernices...daquilo que os outros poderão pensar de nós.
    O orgulho que não nos deixa corrigir os defeitos ou que nos leva a minimizá-los...

    ResponderExcluir
  8. Olá, Márcia querida
    O terceiro parágrafo está muito bonito... também sofro pelo medo mas estou aprendendo a confiar mesmo na dor... Vale a pena a nossa tranparência!!!
    Um abraço fraterno e dias de luz pra vc, amiga.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, fiquei toda boba quando vi meu selinho que agora é seu.
    Deus te abençoe e te faça muito feliz!!!
    Um bj de carinho e gratidão.

    ResponderExcluir
  10. e é por causa de certos medos, que não sou muito mais feliz.
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  11. Olá Márcia,

    É verdade, o medo bloqueia muitas vezes os nossos passos, medo de falar, medo de agir, medo do futuro. Mas deste futuro, não podemos fugir, então é melhor o enfrentar com garra, com força, com determinação e assim o veremos doutra maneira !
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderExcluir
  12. Concordo. O medo é nosso grande empecilho. Estou tentando aos poucos banir alguns. Estou chegando lá. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Interesante texto, ciertamente el miedo nos acompaña en diferentes etapas de nuestra vida y el no nos deja algunas veces crecer o entender.
    gracias por visitarme.
    me gusto visitarte y disfrutar de tus interesantes textos.
    bendiciónes para ti

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.