03/09/2010

O SOL DA ESPERANÇA

alvorada

Por vezes, a vida nos oferece maus momentos. Sofrimento, lágrimas e infelicidade nos visitam e nos sentimos desesperançados e infelizes.

Nesses momentos amargos, em que a alma dolorida se volta para Deus e indaga “Por que passo por essas provações?”, é a hora em que devemos lembrar de uma palavra luminosa: a esperança.

Narra a tradição grega que uma jovem chamada Pandora recebeu uma bela caixa com a recomendação de jamais abri-la.

Mas Pandora era curiosa e desobediente. Ao abrir a caixa, ela liberou todos os males, misérias e sofrimentos no Mundo.

Desesperada, Pandora chorou. Mais tarde, viu que, após saírem todas as mazelas, havia ficado, no fundo da caixa, a esperança. Brilhava sozinha a esperança - um fiozinho de luz que pulsava. Mas que poder possuía!

O mito de Pandora deve ser refletido profundamente, em especial quando estamos atravessando momentos difíceis.

Observe que, na lenda grega, é um ato da própria Pandora que liberta os males do Mundo. Na nossa vida não é muito diferente: em geral, somos nós mesmos que, de alguma forma, provocamos muitos males que nos atingem.

Por isso, cada momento difícil é uma oportunidade de meditarmos e analisarmos qual foi a nossa contribuição para aquela situação.

No entanto, a lenda de Pandora vai além: ela mostra que – apesar da gravidade dos sofrimentos – não estamos completamente sós: há uma luz posta por Deus para nos consolar e devolver o brilho em nossos olhos.

Essa luz é a esperança.

Esperança que restaura as forças, reequilibra o coração, acalma as emoções.

A esperança é a mão generosa que acende a luz quando estamos mergulhados na treva profunda. É medicamento quando nos contorcemos em dores.

Esperança é canção suave, que nos acalenta quando nos sentimos desamparados. É um olhar de compaixão no instante em que o Mundo nos rejeita.

A esperança nasce de gestos de generosidade, de atitudes espontâneas, de palavras corretas.

Mas não se habitue apenas a esperar que a esperança venha gratuitamente se aninhar no seu coração. Abra as portas da alma para ela!

Para isso, é necessário educar o coração.

A esperança é como um visitante importante. Devemos nos preparar adequadamente para recebê-la. A primeira atitude é retirar a poeira do pessimismo.

Depois, varrer as sujeiras acumuladas pela mágoa. Essas sujeirinhas têm vários nomes: rancor, maledicência, desejo de vingança.

Em seguida, com a casa mental bem limpa, é hora de perfumá-la com bons pensamentos, sorrisos, serenidade e otimismo.

Então, quando menos se espera, eis que chega a esperança. Viaja em uma carruagem dourada, espalha flores pelo caminho e se instala no Espírito fazendo festa.

É uma presença tão forte, tão bela, que transforma de imediato o ambiente em que se hospeda: impregna a alma de coragem e de alegria.

Esperança é um sol que nasce após uma longa noite escura. Chega trazendo calor e a luz dourada de um dia cheio de boas realizações. Ela aponta, firme, para um futuro radioso. Basta recebê-la.

Equipe de Redação do Momento Espírita.

www.momento.com.br

13 comentários:

  1. Nossa que post lindo,agora sei a história da caixa de pandora!
    Obrigado por isso!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Lindo seu post!
    Que Deus nos liberte da Pandora que há em nós!
    Que a Esperança seja nossa última carta!
    Tenha ótimo feriadão.
    Abraços faternais

    ResponderExcluir
  3. Eu já conhecia essa história..mas é sempre bom ler novamente..e melhor ainda aqui..rs
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  4. Que belo texto, Márcia. Vamos, então, educar o nosso coração e deixar que a esperança nele entre e nos contagie de alegria plena! Uma boa noite, bom final de semana, beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. gracias por siempre compartirnos tantas reflexiones.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  6. EI AMIGA TEM SELINHO PARA VC NO MEU BLOG E O SELINHO DE DESTAQUE DESSE MES TBEM.SAO 4 SELINHOS ESTA NO INICIO DO MEU BLOG OK!!!

    ResponderExcluir
  7. A pandora acontece todos os dias e nem sempre se consegue ver direito esse pouquinho de esperança que ficou no fundo do Baú.
    Penso que agarrar esse fiozinho é um acto de nobreza e ética própria dos vencedores.
    Muito bonito este acordar para a vida em verdade, mas com sabedoria.

    ResponderExcluir
  8. A esperança é o impulso que nos move pelos caminhos que precisamos trilhar, para finalmente chegarmos onde queremos estar.
    Beijos e um lindo fim de semana e feriado!

    ResponderExcluir
  9. O meu pai também costumava dizer-me que a água é mole e a pedra é dura, mas água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto. Minha mãe nunca perdeu a esperança em dias melhores... ainda estou a tentar educar o coração...

    ResponderExcluir
  11. Marcia,

    sem a esperança, o que é a vida?
    É ela que nos acalenta nos momentos difíceis e nos faz avançar, mesmo aos tropeços pois na nossa alma arde este sentimento que está permanentemente unida ao Amor.

    Um beijo, Anjo!!!

    ResponderExcluir
  12. Márcia. Esperança é movimento. É o que nos leva pra frente. É o que nos motiva a continuar, a prosseguir, a crescer, a evoluir. Lindo texto, amiga. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A esperança é o nosso combustível!
    Beijocas, minha linda e amada amiga!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.