Todos nós nascemos originais, porque nascemos sem informação e temos tudo para descobrir, tudo nos é novo. Mas acabamos aceitando tudo como nos é colocado, sem questionar o porque das coisas. Isso já começa desde cedo, quando nossos pais ou responsáveis nos ensinam as coisas do jeito que eles aprenderam. Depois quando vamos crescendo, acabamos perdendo o instinto investigatório e apenas vivemos como os outros,aceitando tudo como pronto. Nos adaptamos ao mundo ao nosso redor, mas com certeza poderíamos fazer coisas incríveis se usássemos mais nossa capacidade mental. è uma questão de exercício.
Parece que o pensamento deste psiquiatra suíço esta muito recente , muito atual, quando nascemos temos idéias e características que são nossas , muitas delas são reprimidas pelos nossos educadores , pelo nossa sociedade com o passar dos anos e de nossa juventude , pensamentos e idéias que poderiam fazer a diferença trazendo novas linhas de conhecimento e experiências ,muitas das vezes são reprimidos colocando que o o normal p que todo mundo faz é o certo.
As grandes invenções da sociedade foram criadas por acidente , pelo acaso, se for pra viver que possamos viver originalmente , sem se preocupar em acompanhar tendência,modas,tecnologias,conservadorismos,tradições atos comuns feito por todos, possamos e devemos sim , inventar , criar, sermos nos mesmos .
Sei é impossível viver sem absorver o que nos cerca .Podemos até nascer originais,mas faz parte do ser humano se interagir com o meio em que vive, mais não significa que tenhamos q absorver e viver com tudo que a sociedade nos empoem.
Por isso cresça mais seja diferente , seja você mesmo não perca sua natureza original.
Carl Jung
Boa tarde! Originalidade é o caminho da saúde psíquica.
ResponderExcluirCarla Fernanda
Texto muito verdadeiro esse, com muita sabedoria!
ResponderExcluirAdquirimos ao longo de nossa infância e adolescência traumas e bloqueios, depois levamos uma vida toda nos tratando e tentando nos consertar, isto é... aqueles que tem noção disso né?
A maioria vive de acordo com essa massa chamada sociedade e perde sua identidade, vive de acordo com as tendências e modismos
Urgentemente cada um precisa se identificar como indivíduo único e assimir seus gostos e seus desejos, senão vão terminar seus dias sem ter realmente vivido.
Beijos em seu coração!
Ahh, não esquece de ver a minha campanha pra retirada das letrinhas nos comentários, cada blog que eu vou e tem isso dou um toque rss
http://valedosolencantado.blogspot.com/2010/09/isso-que-da-ser-metido-piada.html
una reflexión con una conclusión muy certera. gracias por compartirnos este post.
ResponderExcluirun abrazo
texto interessante..
ResponderExcluirnunca tinha pensado nisso..rs
bjs.Sol
Uauuuuuuu, adorei o texto, parabéns, mil vezes parabéns, está contido nas palavras deste texto uma das principais essências da felicidade, ser original, não se deixar embebedar e dopar pelas ideologias e paradigmas da sociedade que tem apenas o intuito de impor padrões e fazer vc se enquadrar nos projetos deles, não vive sua vida, mas servir a eles! Mais uma vez parabéns.
ResponderExcluirSe originalidade é ser a si mesma, maravilhoso. Ser original apenas por ser, é carência.
ResponderExcluirEste texto forte do Jung é profundo, mas parcial, eu creio. Porque estamos sempre em contato com idéias externas, agora, aceitarmos ou não, é responsabilidade nossa. Se vivermos segundo a nossa maneira de ser, com consciência, seremos sempre o que queremos ser.
Minha amiga, beijo, de coração!!!
olá.
ResponderExcluiré assim, que perdemos nossa identidade, e nos tornamos iguais a tantos outros.
só perceguindo nossos ideais e seguindo nosso coração, seremos originais.
beijos
bacana o seu blog .
ResponderExcluirestarei sempre por aqui !
abraçãos !
Pode dizer-me de que obra de Jung foi retirada essa bela frase? Amei!
ResponderExcluir