05/08/2010

A TAÇA TRANSBORDANTE

taca cheia

Malba Tahan in Lendas do Céu e da Terra

Contam que um califa de Bagdá tinha um filho, já moço, muito acanhado e tímido. Não saía à rua para que o não vissem e dessem tento do seu modo de andar e o apontassem como sucessor do rei.

O pai, a quem muito mortificava a timidez do filho, um dia chamou-o e disse-lhe:

– Toma esta taça de cristal. Hás de leva-la com água a transbordar, desde este palácio até a mesquita, sem, contudo entornares uma gota sequer. È essa a minha ordem. Muito triste ficarei se me desobedeceres!

Pelas longas e tortuosas ruas sai o moço a caminhar com imensa cautela, completamente alheio ao rebuliço da massa popular, e indiferente aos olhares dos curioso espectadores. Era preciso obedecer a seu pai. E ele fez exatamente como lhe fora ordenado. Tornando a casa, perguntou-lhe o rei se havia notado a curiosidade dos transeuntes.

– Como me seria possível faze-lo, respondeu, tendo na mão a taça a transbordar?

Assim também, se tu, meu bom amigo, andasses pela vida preocupado com uma taça a transbordar, afastarias de ti o despeito humano, e caminharias pela estrada do dever com tranqüila confiança. Ora, essa taça mais frágil que o vidro, mas que deve absorver os teus sentidos, é a tua alma de cristão. E se possuis essa preciosa e delicada taça e desejas transportá-la, por que emprestar tanta importância aos olhares e críticas dos transeuntes que querem perturbar a tua jornada pela vida.

14 comentários:

  1. Grande lição. Esta não caiu em saco roto. A comparação e a chamada de atenção não poderiam ter sido despropositadas. Assim aprendeu certamente a viver com dignidade e sem dar importância aos comentários alheios e maldizentes

    ResponderExcluir
  2. um texto reflexivo que nos leva a mudar em alguns aspectos..
    parabéns!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. oi.
    realmente nos faz pensar,
    quantas vezes nos preocupamos tanto com o que diz os outros, o que pensam, o que farão...e não nos lembramos do que vai na nossa alma...com o que estamos fazendo a nós mesmos.

    beijo de luz

    ResponderExcluir
  4. Lindo e sábio texto, Márcia. Obrigada por partilhá-lo conosco. Ser cristão é prestar atenção na taça transbordante que trazemos dentro de nós. Um grande beijo no seu coração, boa noite ;)

    ResponderExcluir
  5. Te visitando, minha linda, e aprendendo sempre!
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  6. E deixou transbordar o que tinha de mais belo na alma:a essência. Beijos,Márcia

    ResponderExcluir
  7. Es ist gar nicht so einfach, alle Erwartungen zu erfüllen. Allen kann man es auch nicht recht machen. So soll man denn seinen Weg gehen und das ist gut. LG Inge

    ResponderExcluir
  8. MUY REFLEXIVO PARA PENSAR Y ANALIZAR¡¡¡
    BESOS FELIZ FIN DE SEMANA

    ResponderExcluir
  9. como siempre muy reflexivos tus posts.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Belíssima lição...sigamos pela vida realizando nossas tarefas, sem nos prendermos ao julgamento dos outros...
    Tenha um ótimo final de semana amiga!
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  11. Sou um anjo que veio para te seduzir. Como anjo não tenho sexo definido. Ou tenho, mas não quero que isso influencie as tuas emoções. Desejo te seduzir com as minhas ideias e com as minhas opiniões.
    Siga-me e se deixe envolver pela minha sedução! Não tenha receio. Sou do bem. Afinal, sou um anjo. Posso ser masculino ou feminino. Isso não importa! Sou desprovido de preconceitos. Acredito na igualdade dos sexos em todos os sentidos. Sou hetero, mas isso não é relevante. Acredito no amor, seja ele de que tipo for.
    Sou anjo, mas não sou santo(a). Nem sempre meus textos serão "angelicais". Posso muito bem me rebelar contra aquilo que me incomodar ou prejudicar alguém. Sou um(a) defensor(a) do correto.
    Mas também tenho meus dias erotizados. Sou um ser eternamente apaixonado! Meus instintos muitas vezes ficam aguçados e inquietos. Nesses dias, procurarei traduzi-los através de poemas, citações, imagens ou mesmo textos eróticos. Por que não?! Portanto, não se surpreenda. Apenas me entenda e me aceite.
    Desejo a tua companhia, se possível, todos os dias. Ou quando sentires falta de mim. Mas nunca me abandones. Não quero sofrer.
    Seduza-me com a tua presença constante e com os teus comentários deixados. Vou ler todos com muita atenção. Conheça-me, siga-me, aceite-me, pois cheguei para ser o teu ANJO SEDUTOR!

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga Marcia, fiquei feliz com sua visita ao meu cantinho. Você faz aqui um lindo trabalho. Tenha um belo fim de semana.
    Beijos,
    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  13. Sempre que aqui venho, saio com o coração feliz e mais uma lição aprendida. Obrigada amiga.
    Beijos, Clarice.

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcia.
    Primeira vez que visito seu blog e adorei a energia que dele emana. Nele encontrei um texto que fez parte de minha infância. Foi tão marcante ler esse texto, na época , que ficou impresso em mim para o resto da vida. Pois, eu era uma criança tímida e constrangida e esse magnífico texto ajudou-me a tornar a minha caminhada bem mais tranquila. Acho, mesmo, que até hoje carrego aquela taça nas mãos, toda vez que me deparo com situações que me fazem reviver aquele constrangimento. Muito bonita a sua proposta textualística. Parabéns e boa sorte!
    Sandra Cristtina

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.