Um moço religioso que vivia entre os monges do deserto sentia-se pouco inteligente e incapaz de guardar os ensinamentos recebidos.
Entristecido, procurou um velho sábio e lhe disse:
- Apesar dos esforços constantes que faço, não chego a conservar na memória, durante muito tempo, as instruções que recebo. Vão, também, para o esquecimento os trechos mais belos que leio, diariamente, nos livros sagrados .
O sábio que o escutava com paciência e bondade pegou dois cântaros e falou ao jovem:
- Meu filho, toma um daqueles cântaros. Coloca um pouco de água, e depois lava-o cuidadosamente. Enxuga-o com o teu próprio hábito e devolve-o ao lugar onde estava .
Obediente, o moço fez exatamente o que lhe determinou o sábio.
Concluída a tarefa, o ancião perguntou-lhe qual dos dois cântaros estava mais limpo e claro. O rapaz tomou nas mãos o cântaro que acabara de secar e respondeu:
- Este, por certo, está mais limpo. Lavei-o com muito cuidado." - disse sorrindo.
O sábio, então, retorquiu:
- Repara bem. - apontando para o cântaro limpo. - Ele difere muito daquele outro que não foi lavado por você e continua sujo e empoeirado. Porém, embora inegavelmente limpo, este cântaro não retém mais vestígio algum da água que o purificou. Também aquele que ouve, confiantemente os ensinos sagrados, e se deixa tocar por eles, "vivenciando-os", embora não grave na memória a exata palavra dos ensinamentos recebidos, traz o coração tão puro quanto um cântaro lavado .
AUTOR DESCONHECIDO
Paz e luz!
Linda e comovente história. Lê-se com agrado e interiormente concluímos mais um ensinamento precioso.
ResponderExcluirAcrescentaria ainda que precisamos de ser muito humildes para pedir ajuda e também para nunca esquecer que apesar das nossas limitações a verdadeira luz e fé farão o restante milagre.
Admiro alguns mestres que não tendo dotes de boa oratória nem dialéctica, mas conseguem cativar multidões pela sua simplicidade e amor à causa defendida.
Sabia estória e com a simplicidade dos bons ensinamentos.
ResponderExcluirbeijos
ufffff, excelente reflexión. gracias por compartirla.
ResponderExcluirun abrazo
Cara amiga.
ResponderExcluirAntes de tudo, gostaria de agradecer ao presente na forma de selo,
o que faz meu coração transbordar de uma alegria simples, e assim plena de verdade e afeto.
Muito linda a mensagem deste texto.
Penso que as palavras simples, tem este encanto.
Transformar-se em profundas lições em nossas vidas, nos fazendo melhores com o seu entendimento.
Uma semana de paz para ti.
De tempos em tempos eu passo... Leio-te... Perco-me nas horas do tempo... Mas em seus versos eu me encontro... (Vania Staggemeier)
ResponderExcluirPassando e deixando meu carinho.
Helena