02/12/2009

O ESPIRITO DO NATAL


Deixa eu ver se o espírito do Natal já está na sua casa. Não, não quero ver a árvore iluminada na sala nem quero saber quanto você já gastou em presentes, quero sim, sentir no ambiente a mensagem viva do aniversariante desse Dezembro mágico. Toda a família está unida? O perdão já eliminou aquelas desavenças que ocorrem no calor das nossas vidas?
Não quero ver a sua despensa cheia, quero saber se você conseguiu doar alguma coisa do que lhe sobra, para quem tem tão pouco, as vezes nada.
Não exiba os presentes que você já comprou, mesmo com sacrifício. Quero ver ai dentro de você a preocupação com aqueles que esperam tão pouco, uma visita, um telefonema, uma carta, um email...
Quero ver o espírito do Natal entre pais que descobrem tempo para os filhos, em amigos que se reencontram e podem parar para conversar, no respeito do celular desligado no teatro, na gentileza de quem oferece o banco para o mais idoso, na paciência com os doentes, na mão que apóia o deficiente visual na travessia das ruas, no ombro amigo que se oferece para quem anda meio triste, perdido.
Quero ver o espírito de Natal invadindo as ruas, respeitando os animais, a natureza que implora por cuidados tão simples, como não jogar o papel no chão, nem o lixo nos rios. Não quero ver o Natal nas vitrines enfeitadas, no convite ao consumo, mas no enfeite que a bondade faz no rosto das pessoas generosas.
Por fim, mostre-me que o espírito do Natal entrou definitivamente na sua vida, através do abraço fraterno, da oração sentida, do prazer de andar sem drogas e sem bebidas, do riso franco, do desejo sincero de ser feliz e de tão feliz, não resistir ao desejo de fazer outras pessoas, também felizes.
Deixe o Natal invadir a sua alma, entre os perfumes da cozinha que vai se encher de comidas deliciosas, no cheiro da roupa nova que todos vão exibir, abrace-se à sua família e façam alguns minutos de silêncio, que será como uma oração do coração, que vai subir aos céus, e retornar com um presente eterno, duradouro: o suave perfume do Senhor, perfume de paz, amor, harmonia e a eterna esperança de que um dia, todos os dias serão como os dias de Natal.
Paulo Roberto Gaefke

12 comentários:

  1. EXCELENTE ESTO ES EL VERDADER ESPIRITU DE LA NAVIDAD¡¡¡¡¡¡¡¡¡¡ UN ABRAZO
    ARIADNA B.B.

    ResponderExcluir
  2. É o natal já esta em nossas portas talvez ate já adentrou nossos lares.Que realmente o consumismos fique de lado e que o verdadeiro sentido natalino brote,fortifique-se e de belos frutos de solidariedade,amizade,amor, saúde e paz.
    Que a paz de DEUS esteja conosco.

    ResponderExcluir
  3. Seria tão bom se as pessoas entendessem o verdadeiro sentido do Natal, será que estão preparando o coração para a chegada de Jesus?
    Percebo que as pessoas se preocupam mais com o "ter" do que com o "ser"...
    Preparemos o nosso coração, façamos dele a manjedoura que acolheu Jesus.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Excelente tema, me gustó mucho. un abrazo

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Dora,
    Mas aos pouquinhos as pessoas já vao compreendendo... que a maior felicidade está em fazer alguém feliz! Já pensou os olhinhos tristes de uma crianca humilde que tem seu pai desempregado, ou que está abandonada nas ruas, receber um presentinho ou um afago, recebendo um afago um ou presentinho, como nao ficaria feliz?
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Reltih!!!! :)
    Obrigado amigo querido por retribuir minha visita!
    Um Grande dia para ti!
    Besos

    ResponderExcluir
  7. Angela querida,
    Obrigada por teres passado aqui e deixado um amável comentário.
    Um lindo dia para ti!

    ResponderExcluir
  8. Voltei para agradecer seu comentário em meu blog, para mim é sempre um prazer.
    Sim Marcia, você está certíssima quando diz que a maior felicidade é fazer os outros felizes, disso eu não tenho dúvida.
    Também no Natal faço meu gesto concreto, faço alguém feliz!!!
    Quem faz feliz uma criança, faz feliz o próprio Jesus!!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Dora mais uma vez pela sua iluminada presenca neste blog!
    Abracos com carinho

    ResponderExcluir
  10. Minha querida, adorei este texto. Deixa-me dizer-te:
    Sim o espirito do Natal já chegou à minha vida. Tento que esteja presente todo o ano. Não tenho mágoas no coração, a minha familia graças ao Pai está unida, somos felizes, amo os meus amigos e há poucos dias recolhi um gatinho abandonado. Em suma, sou feliz. E hoje ganhei mais uma amiga,tu.
    E ofereço-te o selinho, está lindo não achas Marcia?
    Com carinho, um beijo de luz
    Isa

    ResponderExcluir
  11. Oi Maysha,
    Eu que sou uma pessoa feliz, por cada dia poder somar mais amigos tao especiais como você!
    Passarei sim no seu blog.
    Beijos para você também e muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.