29/11/2009

NATAL ESTÁ CHEGANDO!


O clima natalino chegou aqui na Alemanha duas semanas antes do início do mês de dezembro. Bem verdade que o comércio antecipa o "clima natalino" para melhorar as suas vendas. Mas hoje, primeiro domingo das quatro semanas que antecedem o natal, quando começa aqui o "Advents Kalender" -calendário do advento-, ou seja, a contagem regressiva para a chegada do Natal, já nao podemos deixar de sentir o gostinho, dessa linda festa. Festa família, confraternizacao, reflexão e expectativa de um novo ano.

O Advento é o tempo que antecede o Natal, por isso, para os cristãos, é um tempo de preparação. Mesmo que alguns relatos históricos datam que as primeiras celebrações foram na Espanha, entre os séculos 3º e 4º, o advento é comemorado principalmente por alemães, com várias tradições e costumes, incluindo as Feiras de Natal, conhecidas no mundo inteiro.

Coroa de Advento ou Adventskranz
Geralmente feitas de ramos de pinheiros e fitas vermelhas, as coroas de advento são importantes símbolos da época natalina. Essas guirlandas possuem quatro velas que são acesas a cada domingo que antecede o natal. A origem dessas coroas vem de uma tradição paga europeia. Conta-se que, na escuridão do inverno, ao redor de folhas eram acesas velas que simbolizavam o "fogo do deus sol" com a esperança de que sua luz e seu calor voltassem. E para evangelizar as pessoas, os primeiros missionários aproveitaram a tradição, dando novo significado a esse costume. Representa união, o amor de Deus e as velas lembram que Jesus é a luz do mundo.



Para as crianças em especial este clima é espetacular! A corrida para a compra do Advents Kranz é grande, como também pode-se fazer usando a criatividade (a minha eu fiz). O tempo do Advents Kalender ou Adventszeit é marcado pela expectativa, e a decoração é o ponto alto onde as cidades "vestem-se" de vermelho, verde, e muitas luzes coloridas. O natal é uma festa muito caracteristica na Europa especialmente aqui onde a tradição é muito forte e todos amam esta época. As pessoas ficam mais receptivas, acessíveis e mais benevolentes.

Em Heilbronn o ânimo já se percebe, o Weihnachtsmarkt (feira de natal) já está a mil e a noite as luzes brilham sempre. O cheiro das amendoas torradas, amendoins cobertos, macas do amor, algodão doce, salsichas assadas, Glühwein (vinho quente, alias, -super quente), pão de mel e muitas outras delicias da região já seduzem a todos deixando a cidade com uma atmosfera bastante agradável. Para mim e minha família em especial este ano vai ser ainda mais gostoso com a chegada da irmã e sobrinho de São Paulo para se aglomerar a família, hehehe.
Feliz "Adventszeit" para você!!

9 comentários:

  1. Pois é Marcia o natal já está aí, estes dois últimos meses não passaram, voaram.
    Realmente natal é maravilhoso, reunimos toda a familia, os amigos. Enfim, para nós é a data mais importante do ano.
    Beijos e obrigada por passar no meu site.

    ResponderExcluir
  2. Oi queridas! :)
    Legal que viestes me visitar, obrigada! Principalmente o mês de novembro, passou rapidíssimo, parece até que o tempo tem pressa nao é? rsrsrs. Para mim é uma época belíssima e curto cada minuto antes do Natal!
    Um beijo com muito carinho.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi algumas coisas hoje com este teu post.
    Bem gostoso de ler.
    Adoro Natal.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Chegou a hora de sonhar de novo...
    Natal, a fests religiosa que eu mais gosto, curto demais!!!
    Um grande abraço e boa semana...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Alô Dora!!! tudo bem?
    É minha amiga, chegou a hora de sonhar e fazer planos; eu também gosto demais do natal. Obrigada pela visita e um grande abraco para ti!

    ResponderExcluir
  7. Oi Angela,
    Que legal, aqui a tradicao é muito bonita... Na cidade de onde vim -nasci- Salvador/Ba, é muito alegre o natal, mas aqui a tradicao é mas forte.
    Obrigada pela visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Marcinha,

    Que lindo deve ser o Natal aí na Alemanha.
    O texto me fez lembrar aqueles filmes sobre o Natal quando ainda criança ...Tudo muito colorido,luzes piscando e as famílias saindo
    a noite para comprar os presentes .Que gostoso poder lembrar !!
    Já me sinto mais ainda envolvida com o Natal.:)
    Tenha um ótimo dia!
    Bjos querida!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    De fato amiga, aqui as pessoas iluminam as casas por fora, os jardins e as famílias se reúnem, muito bonito. Só falta a alegria contagiante que só nosso povo tem!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.