10/11/2009

Alemanha comemora 20 anos de queda do muro de Berlim


A Alemanha está em festa e Berlim está linda! Comemora-se hoje em grande estilo na cidade de Berlim, os 20 anos da queda do muro que dividia a Alemanha em duas. Apesar da chuva intermitente, cerca de 100 mil pessoas se reuniram nesta segunda para viver um momento histórico na capital alema. A festa comecou com um concerto da orquestra da Staatsoper.
Faz hoje precisamente 20 anos que o símbolo da divisão da Alemanha e da Guerra Fria caiu quando na noite de 9 de Novembro de 1989 uma multidão de pessoas da parte leste da cidade avançou rumo aos postos fronteiriços que separavam os habitantes da zona leste de Berlim da liberdade vivida a ocidente.
Com a presenca de grande número de políticos representantes de outros países e da própria Alemanha - A chanceler alema, Angela Merkel, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o presidente russo, Dimitri Medvedev, e chefes de Estado e de governo de cerca de 30 países atravessaram o Portão de Brandemburgo. Entre as atrações musicais da noite, estão a banda americana Bon Jovi e o DJ Paul van Dyk, natural da Alemanha Oriental.
A queda de mais de mil pedras de dominó de tamanho gigante enfileiradas entre o Portão de Brandemburgo e a praça Potsdamer Platz, no mesmo lugar por onde corria o muro, foi o ponto alto da noite. O ato simbolizou a queda da fronteira entre as duas Alemanhas .
O Muro de Berlim, também chamado do Muro da Vergonha, viu iniciada a sua construção a 13 de Agosto de 1961 e acabou por vir abaixo a 9 de Novembro de 1989 em plena fase da Perestroika, que percorria a extinta União Soviética, e no decorrer de um período de protesto às restrições impostas pela ex-República Democrática Alemã.
Em seu discurso, Angela Merkel disse que a queda do Muro "resultou de uma longa história de falta de liberdade e da luta pela falta de liberdade".
Um grande feito na história da Alemanha a queda do muro, significou o inicio da democracia, o início da "Deutsch Einheit" como se fala aqui - Uniao das duas alemanhas.
Parabéns Berlim!


(foto: Rogério Marques-foque.com.br)

www.dw-world.de

3 comentários:

  1. pues si, a tirar todos los muros, pero principalmente los que ponemos en nuestro corazón, un abrazo enorme, buenisima publicación has hecho del muro de berlin, un abrazo.
    ARIADNA B.B.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado. Que derrubem todos os muros deste mundo.Beijos

    ResponderExcluir
  3. É verdade, o mundo precisa mais de pontes, que de muros, nao?
    Vamos ser pontes!!!
    Obrigada pelo comentário de vocês,
    e votos de um feliz final de semana!
    Márcia

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário. Ele é muito especial para mim.